A sociedade dos Jovens Adventistas

PRIMEIROS PASSOS

Alguns passos são necessários e importantes antes do início da promoção, inscrição e programação. Siga cada um destes passos para que a organização do Clube seja harmônica. Sendo bem formado, conseqüentemente o Clube também será bem mantido.

A ORGANIZAÇÃO


1. Estude bem e conheça detalhes sobre o funcionamento do programa.
2. Apresente a idéia ao seu pastor distrital.
3. Converse com os líderes da igreja sobre o plano.
4. Mantenha contato com o Regional de Jovens de sua região, em busca de apoio.
5. Submeta o surgimento do Clube e a nomeação da diretoria à comissão da igreja.
6. Recrute jovens interessados em trabalhar com o Clube.
7. Reúna a diretoria eleita para escolher os demais líderes.
8. Reúna toda a equipe escolhida para:

- Estudar o funcionamento do Clube.
- Definir o nome do Clube. Evitar nomes pejorativos.
- Definir o plano de promoção do Clube, número de vagas, sistema de inscrição.
- Definir o dia e hora da primeira reunião.
- Dividir as tarefas de promoção.
- Definir o dia, local e horário das reuniões.
- Planejar os dois primeiros meses de atividades.
- Organizar a provisão de fundos.
Sugestão: Nessa reunião, se possível, o Regional de jovens de sua região deve estar presente.

9. Submeta o nome escolhido à aprovação da Comissão da Igreja e da Associação ou Missão.

ONDE BUSCAR NOVOS PARTICIPANTES


Para obter um bom número de participantes é interessante buscá-los onde eles estão. Veja alguns destes locais:

Escola Sabatina Jovem.
Escola Adventista.
Culto JA.
Liderança do Clube de Desbravadores.
Famílias da igreja.
Listagem de todos os membros da igreja, na faixa etária de 15 a 35 anos de
idade.

A PROMOÇÃO


Para que o recrutamento tenha um bom resultado, você deve usar alguns métodos especiais. As sugestões são as seguintes:

1. Folheto promocional especial (disponível no Ministério Jovem da sua Associação e Missão) a ser entregue aos jovens e membros da igreja. Esses talvez possam conhecer jovens interessados em participar do projeto.

2. Fixação de cartazes e faixas - na igreja e nos locais onde os jovens costumam estar.

3. Contagem regressiva a cada sábado, para criar um clima de expectativa, apontando quantos dias faltam para o inicio das atividades do Clube.

4. Vídeo promocional apresentando o trabalho de outro Clube (com depoimento dos participantes). Busque maiores informações com o diretor do Ministério Jovem de sua Associação ou Missão.

5. Programa especial na igreja com a presença do Regional JA, Pastor Distrital, diretor do Ministério Jovem da Associação ou Missão e membros de outro Clube, se possível.

6. Contato pessoal compartilhando a expectativa da atuação do Clube em favor dos jovens da igreja.

7. Visitas especiais a jovens que possam ter interesse em participar do Clube.

8. Apelo público do Pastor distrital aos jovens da igreja.

O ideal é que a promoção da abertura do Clube e da data das inscrições seja feita com pelo menos quatro semanas de antecedência.

A INSCRIÇÃO


A inscrição é o momento em que o Clube começa a se tornar uma realidade. É a prova de que a promoção foi bem feita. Alguns detalhes devem ser considerados:

1. Organize a equipe do Clube para receber os inscritos. O diretor dará as boas vindas. O secretário preencherá a fi cha de inscrição e o tesoureiro receberá a taxa de matrícula estabelecida pela diretoria.

2. A inscrição deve ser efetuada no mesmo dia e local em que serão realizadas as programações do Clube.

3. A liderança já deverá estar uniformizada.

4. É recomendável preparar cópias do planejamento e regulamento do Clube para entregar aos participantes.

5. O número de vagas deve ser preenchido por ordem de inscrição. Caso sobrem vagas, as inscrições podem se manter abertas ainda nas próximas duas reuniões do Clube.

O PROGRAMA DO DIA DA INSCRIÇÃO


Comece e termine dentro do horário (no máximo duas horas).

Esteja com a diretoria já uniformizada.

O programa do Dia da Inscrição deverá conter:

1. Cerimônia dos ideais
Participação de todo o grupo na apresentação dos ideais do Jovem Adventista. É importante utilizar, também, a bandeira JA.

2. Meditação
Pelo pastor distrital, se possível.

3. Boas-vindas e apresentação
a. Explicação acerca do uniforme e demais requisitos.
b. Esclarecimentos sobre as taxas ou mensalidades. Finalidade a que se destinam.
c. Detalhamento do programa.
d. Informaçã acerca das funções da diretoria e apresentação da mesma.


4. Organização
a. Divisão dos jovens em equipes. Organize pelo menos duas equipes.
b. Apresentação dos planos e programas do ano. Feita pelos coordenadores.
c. Escolha do nome das equipes. Em concordância com o nome do Clube.
d. Início de alguma atividade do cartão de Medalha de Prata ou Ouro, aprender os ideais, etc.
e. Atividades recreativas entre as equipes.


5. Encerramento
a. Reunião das equipes para as palavras fi nais do diretor.
b. Informações sobre a próxima reunião.
c. Oração.


6. Avaliação e planejamento
Após o programa, reunião da diretoria do Clube para avaliar o programa do Dia da Inscrição, a divisão das equipes, a atuação de cada líder e planejar o próximo programa.

A PROMOÇÃO REGULAR


As reuniões do Clube podem ser semanais ou quinzenais. Podem ser realizadas aos sábados à noite ou domingos e em horário de acordo com a realidade da região e os demais programas da igreja.

As reuniões envolverão:

Atividades espirituais
Atividades missionárias
Atividades culturais
Atividades físicas
Atividades comunitárias
Atividades recreativas
Capacitação de liderança
Campismo

As reuniões deverão apresentar um modelo fl exível, criativo, com partes variadas. O conteúdo básico, porém, deverá ser:

Abertura:
Informações sobre as atividades
Música
Oração
Momento dos ideais (Voto, lema alvo, propósito e objetivo)

Mensagem e Oração

Atividades em equipe
Medalhas de ouro e prata
Medalha de dedicação
Requisitos de Liderança Jovem
Habilidades
Etc.

Atividades gerais
Espirituais
Comunitárias
Missionárias
Recreativas
Culturais
Treinamento
Físicas
Campismo


Encerramento
Informações
Hino e Oração

AS FINANÇAS


Os recursos financeiros do Clube deverão ser totalmente movimentados através da tesouraria da igreja local. O orçamento do Clube poderá ser resultado de:

Cotas regulares pagas pelos participantes (semanais ou mensais).
Doações especiais.
Ajuda de padrinhos do Clube ou dos jovens.
Campanhas especiais.
Pagamento de taxas de programas.


Fonte: “Clube de Jovens — Voe mais alto!”, páginas 18 a 22

Conheça a Escola Centro Nipônico Adventista- Clique no logo acima

Compartilhe você também!!!

Parcerias

Esse livro é parte de uma grande campanha desenvolvida nos últimos anos em favor da esperança. É uma seleção de 11 capítulos curtos, simples, mas provocativos. Discutem algumas das questões que mais interessam a todos nós, como: o porquê do sofrimento, a verdadeira paz, a vida após a morte e a vitória final do amor de Deus. A boa notícia é que há uma luz no fim. E essa luz está chegando até nós, para iluminar o nosso caminho.