Missionários Voluntários- O Nome

COMO TUDO COMEÇOU



Youth‘s Instructor [1852]

Foi em 1852, quando Tiago White preparou as primeiras lições da Escola Sabatina para jovens, que a igreja começou a oferecer um programa mais voltado às necessidades de nossa juventude.

A preocupação mais efetiva, porém, surgiu em 1879 com dois garotos, Harry Fenner, de 17 anos, e Luther Warren, de 14. Eles queriam um movimento mais específico para jovens e resolveram entrar em ação. Começaram organizando reuniões em Hazelton, Michigan, apenas para rapazes, em um pequeno cômodo da casa dos pais de Luther. O objetivo desse primeiro grupo de jovens era promover o trabalho missionário, levantar fundos para a literatura missionária e incentivar a causa da temperança. Um pouco mais tarde, as moças também foram convidadas a participar e as reuniões passaram a ser realizadas, então, no grande salão de uma casa, acompanhadas de alguns dos membros adultos da família.

A partir dessa primeira sociedade de jovens, outras mais começaram a ser organizadas até que em 1899 a Associação de Ohio, em Mout Vernon (USA), criou oficialmente um departamento de jovens.

Pouco tempo depois, em 1901, a Associação Geral tomou as primeiras providências para a formação de uma organização oficial de jovens, aprovando o conceito da sociedade de jovens e recomendando que fosse formada uma comissão para estabelecer um plano de organização. O Departamento de Escola Sabatina, dirigido por Flora Plummer, passou oficialmente a coordenar a obra entre os jovens. Isso aconteceu até 1907.


M. E. Kern [1907]

A organização definitiva de um departamento de jovens mundial ocorreu apenas no Concílio da Associação Geral realizado em Gland, Suíça, no início da primavera de 1907. Foi eleito M. E. Kern como diretor e Matilda Eridcson como secretária. No verão do mesmo ano, cerca de duzentos obreiros se reuniram em Mount Vernon, Ohio (USA), para uma convenção de jovens, a fim de escolher um nome para o departamento e preparar outras recomendações.

O nome finalmente escolhido foi “Departamento dos Missionários Voluntários dos Jovens Adventistas do Sétimo Dia”. Através dos anos, passou a ser conhecido como “Departamento MV”. A organização de jovens na igreja local foi chamada de “Sociedade MV” e as reuniões públicas dos jovens passaram a ser designadas “Programas MV”. Foram adotados, também, o Calendário da Devoção Matinal e o Clube do Livro dos Missionários Voluntários (MV). O grupo votou observar o “Dia do MV” em cada igreja uma vez por ano.

A Primeira Guerra Mundial atrasou, de certo modo, o desenvolvimento do ministério com os jovens. Depois da guerra, porém, os líderes de jovens adventistas usaram histórias, passeios a pé, jogos, artes, trabalhos manuais e acampamentos, a fim de atingir as necessidades dos jovens.


Theodore Lucas [1969]

Em 1926, foi levado a efeito o primeiro acampamento MV oficial dirigido por uma Associação, em Townline Lake, Michigan (USA). Foi liderado por Grover Fattic. Já o primeiro congresso jovem MV aconteceu pouco depois, em 1928, em Chemnitz, Alemanha, na Divisão Central-Européia. Steen Rasmussen era o líder de jovens. Passados 41 anos foi realizado em 1969, o primeiro Congresso Mundial de Jovens, em Zurich, Suíça, Na ocasião, Theodore Lucas era o diretor mundial.

A mudança do nome de “Missionários Voluntários” (MV) para “Jovens Adventistas” (JA), como conhecemos hoje, aconteceu apenas em 1978. Já em julho de 2005, em Saint Louis (EUA), a Assembléia da Associação Geral votou adotar o nome de “Ministério Jovem” para o trabalho em conjunto realizado com jovens, desbravadores e aventureiros.

Passaram-se mais de 150 anos desde a primeira iniciativa da igreja em atender os jovens. A história mostra que passo a passo esse ministério foi crescendo, se ajustando e buscando as melhores maneiras de “salvar do pecado e guiar no serviço”. Agora que estamos em pleno século 21, tempo de mudanças rápidas e liderança ágil, é preciso buscar novas maneiras de tornar a igreja aberta e atrativa, além de envolver e salvar nossos jovens.

O Clube de Jovens é a nova marca dessa história. É o Ministério Jovem buscando o caminho para envolver os jovens de hoje e atender suas necessidades. Os jovens gostam de atividades em grupo, precisam se sentir valorizados, querem um atendimento especial e direcionado, buscam desafios e crescimento e desejam uma experiência viva e prática com Jesus. Não se esqueça:

"Agora é o tempo e oportunidade para trabalharmos pelos jovens..." Ellen White, Só para Jovens, p. 23

DESENVOLVIMENTO CRONOLÓGICO

1852 — Publicado o “Youth‘s Instructor” (1852-1870), a primeira literatura direcionada aos jovens. Seu primeiro editor foi Tiago White.

1879 — Primeira Sociedade de Jovens, em Hazelton, Michigan, iniciada pelos adolescentes Luther Warren e Harry Fenner.

1890 — Publicado “Our Little Friend”, para crianças, em Julho. Seu primeiro editor foi W. N. Glenn.

1891 — Sociedade de Jovens, Antigo, Wisconsin, iniciada por Meade MacGuire.

1892 — Sociedade de Juvenis, Adelaide, Sul da Austrália, por A. G. Daniels.

— 1º Testemunho, apelo para uma obra definida para os jovens, escrita por Ellen G. White, no dia 19 de Dezembro de 1892, em Melbourne, Austrália. Esse boletim foi lido na Assembléia da Associação Geral de 29 de Janeiro de 1893 e em parte dizia: "Temos hoje um exército de jovens que podem fazer muito se forem devidamente orientados e encorajados...".

1894 — Grupos Luz do Sol, South Dakota, pelo Pastor Luther Warren.

1899 — Organizada a obra dos jovens em Ohio.

1901 — Sociedade de Jovens, organizada em Iowa. Supervisão geral da Obra dos Jovens, sob a responsabilidade do Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral. Pela primeira vez, é impresso o cartão de Membro dos Missionários Voluntários.

1903 — Sociedade de Jovens, iniciada na Alemanha.

1904 — Publicado o Manual da Obra dos Jovens.

1905 — Sociedade de Jovens na Inglaterra, Ilhas Cook, Trinidade, África, Jamaica, Ilhas Ocidentais e Canadá.

1907 — A Associação Geral cria o Departamento de Jovens, com o nome: “Sociedade de Jovens Adventistas do Sétimo Dia dos Missionários Voluntários”.
Pr. Milton E. Kern, é eleito primeiro Líder do Departamento MV da Asociação Geral. (1907-1922)
Anna Mitilda Erickson, é eleita primeira Secretária MV (1907-1920).

1908 — Primeira Celebração do Dia do Voluntário Missionário, em 7 de Março.
— Organizadas Sociedades MV no Taiti, Cingapura, Norfolk, Fiji e Portugal.

1909 — Organizada a Sociedade Missionária Voluntária de Juvenis.
— Realizada a obra dos Missionários Voluntários em Pitcairn e Polinésia Francesa.
— Organizada a Sociedade de Missionários Voluntários na União Escandinava.
— Publicado o “Morning Watch Calendar” (Inspiração Juvenil) em alemão e português.

1910 — Formada a Sociedade de Missionários Voluntários nas Bermudas.

1911 — Clube de Rapazes, Takoma Indians, Woodland Clan & Pals, iniciado em Maryland.
— Organizadas Sociedades de Missionários Voluntários na Coréia.

1912 — Organizadas Sociedade de Missionários Voluntários nas Filipinas, União Sul-Americana e América Central.

1913 — Organizada a Sociedade de Missionários Voluntários na China.
— Organizada a Sociedade de Jovens iniciada em Budapeste, Hungria.
— Primeiro “Morning Watch Calendar” em espanhol e Curso de Leitura.

1914 — Convenção dos Missionários Voluntários na China.
— “Morning Watch Calendars” em dinamarquês, norueguês, sueco e chinês. A Austrália começa a publicar seu próprio “Morning Watch Calendar”.

1915 — Organizado Ano Bíblico dos Jovens.
— Publicado pela primeira vez o “Morning Watch” em coreano.

1916 — Lançado o Primeiro censo MV na história dos jovens da IASD.
— Os Departamentos MV são transformados em unidades administrativas.

1917 — Organizado Ano Bíblico dos Juvenis.
— Organizado Curso de Leitura para Primários.

1918Pr. H. U. Stevens, é eleito primeiro Líder do Departamento MV da Divisão Sul-Americana.
— Manual dos Juvenis, de autoria de Ellan Iden-Edwards.
— Relatório: 1.230 Sociedade de Jovens e Juvenis; 24.638 membros.

1919 — Organizada a Missão dos Sentinelas, por Arthur W. Spalding, no Tennessee.

1920Harriet Holt eleita a primeira Secretária dos Juvenis (1920-1928).

1921 — Criados o Voto e a Lei dos MV de autoria de Harriel Holt e A.W.Spalding.

1922 — São introduzidas as Classes Progressivas MV: Amigo, Companheiro, Camarada e Guia Camarada.
— Harriet Holt e A.W. Spalding advogaram as idéias básicas para os Clubes dos Desbravadores.

1924 — Publicado o Manual dos Juvenis de autoria de Harriet Maxson Holt.

1925 — Primeiro Acampamento de Juvenis, realizado na Austrália.

1926 — Primeiro Acampamento de Juvenis, para meninos, nos Estados Unidos, em Town Line Lake, Michigan.

1927 — Acampamento de Juvenis, para meninos e meninas, em Michigan e Wisconsin (para participar no acampamento o jovem deveria ter sido investido na Classe Amigos).

1928Pr. Elder C. Lester Bond, é eleito secretário dos Juvenis do Departamento MV da Associação Geral (1928-11946).
— Realizado o primeiro Congresso de Jovens Adventistas do Sétimo Dia, de 17 a 22 de Julho, em Chemnitz, Alemanha. 3.000 delegados.

1929“Desbravador” nome usado pela primeira vez em um acampamento de verão em Idyllwild, Califórnia. John Mckinm iniciou um clube de "Desbravadores" em seu lar em Anaheim, CA. Ele era chefe de escoteiros e desejava oferecer atividades ao clube de jovens cristãos adventistas. O Dr. Claude Steen ajudou os meninos e a Sra. Willa Steen, uma conselheira do Acampamento de Idyllwild, e a Sra. Mckin, como Diretoras das meninas.
— Publicado o primeiro Manual Missionários Voluntários para os Juvenis.

1930P. Henry T. Elliott nomeado como Líder do Departamento MV da Associação Geral (1930-1933).
— Estabelecidas Classes MV Preliminares: Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores.
Dr. Theron Johnston, de Santa Ana, Califórnia, iniciou um Clube de "Desbravadores" para os meninos, no porão de sua casa, Lester Martin (pai de Charles Martin) trabalhou com ele. A filha de Johnston, Maurine, ajudou a organizar as reuniões, mas não pôde participar. Ela tanto importunou a sua mãe, Sra. Ethel Johnston, que esta acabou pedindo a Sra. Ione Martin para ajudá-la a iniciar um Clube para Meninas, que se reunia no sótão. O grupo de Santa Ana - Fullerton se reunia mensalmente com o Clube Anaheim para trabalhar nos cursos por uma hora, ensaio do coro, dirigido pela Sra. Willa Steen. Eles cantavam nas igrejas dos arredores e para fins evangelísticos.
— Publicado o livro “Mensagem aos Jovens”, de Ellen G. White.

1931 — Programa especial na Associação Geral para especialidades MV, com a realização de uma Investidura como Amigo, Companheiro, Camarada e 53 distintivos de Guia.

1934Pr. Alfred W. Peterson é nomeado Líder do Departamento MV da Associação Geral (1934-1946).

1935 — Lançado o 1º número da revista "Nosso Amiguinho".

1936 — Casa Publicadora Brasileira começa a editar uma revista especial para nossos jovens e crianças entitulada "Juventude".

1937 — Publicada a lição dos intermediários que hoje é chamada Lição dos Juvenis.

1938 — Publicado o Manual de Guia.
— Liga de Serviço, acrescentado ao Programa MV.

1943 Pr. Denton E. Rebook e Pr. E. W. Dunbar nomeados Secretário Associado MV da Associação Geral (1943-1946).

1946Pr. Eldine W. Dunbar, nomeado Secretário Geral MV da Associação Geral (1946-1955).
Pr. Theodore Lucas e Pr. Laurence A. Skinner nomeados Secretário Associado MV da Associação Geral (1946-1955).
— Primeiro Clube dos Desbravadores patrocinado por uma Associação Riverside, na Califórnia - Associação do Sul da Califórnia.
— Desenhado o emblema do Clube dos Desbravadores por Pr. John H. Hancock.

1947 — Primeiro Congresso de Jovens da Divisão Norte-Americana, de 03 a 07 de Setembro, em San Francisco, CA.
— Lançamento do slogan “Partilha a Tua Fé”.

1948Pr. Henry Bergh desenha a Bandeira dos Desbravadores. Helen Hobbs faz a primeira bandeira.

1949Pr. Henry Bergh escreve o Hino dos Desbravadores.
— Primeiro Acampamento para Treinamento de Líderes dos Desbravadores, Camp Wawona, em Outubro.

1950 — A Associação Geral autoriza o funcionamento do Clube de Desbravadores a nível mundial.
Pr. Laurence A. Skinner nomeado Líder Mundial dos Desbravadores (1950-1963).
— Curso de Treinamento para os Líderes de Desbravadores.
— Publicado “Como Iniciar um Clube de Desbravadores”.

1951 — Primeira Feira dos Desbravadores, em 23 de Setembro, em Glendale, Califórnia, Associação do Sul da Califórnia.
— Segunda Feira dos Desbravadores, em 30 de Setembro, em Glendale, Califórnia, Associação do Sul da Califórnia.
— Congresso de Desbravadores, em 4 de Novembro, no Colégio de La Sierra, Associação do Sul da Califórnia.
— Mudança da Classe Guia muda para Líder.
— Publicado o Manual dos Líderes dos Desbravadores.

1952 — Direitos autorais do Hino dos Desbravadores de Henry T. Bergh, com a omissão da palavra "Bondade".
— A revista “Youth Instructor” celebra seu centenário.

1953 — Organizada a Legião de Honra MV.
— Congresso Pan-Americano de Jovens, de 16 a 20 de Junho, em San Francisco, Califórnia.

1954 — Adotado oficialmente a Voz da Mocidade (programa evangelístico apresentado por jovens para os jovens).

1955Pr. Jairo Flores, é eleito Líder do Departamento MV da Divisão Sul-Americana. (1955-1961)
Pr. Theodore Lucas, nomeado Secretário MV da Associação Geral. (1955-1970).
Pr. Edwin L. Minchin, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1955-1963).

1956 — Acrescentada a Classe Progressiva Pesquisador. Também, é dividida a Classe de Líder.
— Revisão do Manual de Líder.

1957 — Celebração dos 50 anos dos MV, em 13 de Julho de 1957, em Mount Vernon, Ohio.
— Incluído no Calendário da Igreja o Dia dos Desbravadores MV.
Anna Mitilda Erickson, falece em 9 de Fevereiro.

1958 — Acrescentado Classes Progressivas MV: Amigo da Natureza, Companheiro de Excursionismo, Guia de Novas Fronteiras.
— A revista “Juventude” é substituída pela "Mocidade".

1959 — Fundação no Brasil o primeiro clube de Desbravadores, em Ribeirão Preto, SP, com o nome de "Pioneiros".
Pr. Clark Smith nomeado como Secretário Associado MV da Associação Geral. (1959-1976).
— Medalha de Prata desenvolvida por L. A. Skinner desafiando os jovens para melhores condições físicas e excelência moral e espiritual.

1960Pr. J. R. Nelson, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1960-1966).

1961Primeiro Campori de Desbravadores no em Santa Catarina, da Missão Catarinense, realizado pelo Pr. Henry Feyerabend. Participaram "várias centenas de desbravadores uniformizados".
Fonte: Nascido Para Pregar, de Henry Feyerabend, pág, 81 - Casa Publicadora Brasileira

Pr. Milton E. Kern, falece em 22 de Dezembro.

1962Pr. Francisco Siqueira, é eleito Líder do Departamento MV da Divisão Sul-Americana. (1962-1972)
Pr. E. L. Minchin, nomeado Secretário MV da AG (1962-1963).
— Revisão do Manual de Ordem Unida dos Desbravadores.

1963Pr. John H. Hancock, eleito Diretor Mundial dos Desbravadores (1963-1970).
Pr. Theodore E. Lucas, nomeado Secretário MV da Associação Geral (1963-1969).
Pr. Edwin L. Minchin, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1963-1965)

1964 — 1º Manual Desbravadores no Brasil, de L. A. Skinner com a tradução de Carlos Trezza.

1965Pr. L. M. Nelson, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1965-1975).
— Manual dos MV combinado com o Manual de Líder vindo a ser o Manual MV.

1966 — Acrescentada a Classe Progressiva Pioneiros.

1967Pr. C. D. Martin, nomeado Secretário Associado MV da Asssociação Geral. (1967-1976).

1968Pr. Paul DeBooy, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1968-1970).

1969 — Congresso de Jovens, de 22 a 26 de Julho, em Hallenstadion, Zurique, Suíça.

1970 Primeiro Campori de Desbravadores em São Paulo, da Associação Paulista, realizado pelos Pr. Rodolfo Gorski e Pr. José Silvestre. Foi realizado de 01 a 04 de Novembro, na cidade de Pirassununga. Participaram 350 pessoas.
Fonte: A História do Adventismo no Brasil, de Michelson Borges - Casa Publicadora Brasileira

Pr. John. H. Hacock, eleito Diretor Mundial de Jovens (1970-1980).
Pr. Leo Ranzolin, eleito Diretor Mundial dos Desbravadores (1970-1980).
Pr. Jan S. Doward, Diretor Assistente do Departamento de Jovens da Associação Geral (1970-1980)
Paul DeBoy, introduziu o uso da tocha e do Fogo do Conselho.
— 1º Desfile de Desbravadores Público, em 7 de Setembro, em São Caetano do Sul, SP.

1971Pr. Mike H. Stevenson, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1971-1975).
— Primeiro Campori de Divisão em Vasterang, Suécia (Divisão Norte-Européia - África Ocidental).
— Primeiro Filme dos Desbravadores, Treinamento dos Desbravadores por Jan Doward (filmado pelo Clube Gary Rust na Associação Chesapeak).
— Celebrada as Bodas de Prata dos Desbravadores (1971-1975).

1972 — Instituição do Sistema de Regionais, pelo Pr. José Silvestre.
— Campori da Divisão Euro-Africana, de 19 a 29 de Julho, em Vilach, Áustria.
— 50º Aniversário das Classes Progressivas MV: Amigo, Companheiro, Guia e Líder.

1973Pr. José Mascarenhas Viana, é eleito Líder do Departamento MV da Divisão Sul-Americana. (1973-1977)

1975Primeiro Campori de Desbravadores no Rio Grande do Sul, da Associação Sul Riograndense, realizado pelos Pr. José Maria Barbosa e Pr. Jason MacCraken. Foi realizado de 14 a 16 de Novembro, na sede de Acampamento Campestre, na cidade de Santo Antônio da Patrulha. Participaram 300 pessoas.
Fonte: Revista Adventista , dezembro de 1975 - Casa Publicadora Brasileira

— Tradução do 1º volume dos livros "As Belas Histórias da Bíblia".
— 1º Feira de Desbravadores no Rio Grande do Sul, organizada pelo Pr. José Maria Barbosa.

1976 — Acrescentado Mestrados (Aquático, Artesão, Conservação, Estruturação, Afazeres Domésticos, Naturalismo, Desportista, Técnico, Vida no Deserto e Testemunho).

1977 — Publicado as Lições do Rol do Berço e Jardim de Infância.

1978Pr. Mário Veloso, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana. (1978-1980).

1979Primeiro Campori de União no Brasil, realizado na cidade de Vila Velha, PR.
— Revisão do Manual "Nossa Herança".

1980Pr. John H. Hacock começa a trabalhar no E. G. White Estate.
Pr. Leo Ranzolin é eleito Diretor Mundial de Jovens (1980-1985).
Pr. Michael H. Stevenson é eleito Diretor Mundial dos Desbravadores (1980-1986).
— Fundado o Clube Luzeiros do Vale, em 31 de Agosto, em Jacareí.
— Aceito o novo logotipo do Líder de Jovens Adventistas.
— Terceiro Filme dos Desbravadores, "Partilhe, Você é um Desbravador"

1981Pr. Assad Bechara, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana. (1981-1983)
— Publicado o “Pathfinder Sing” (Hinário).

1982 — Emblema Mundial MV substituído pelo emblema Mundial dos Desbravadores.
— Desenhado o quepe dos Desbravadores no estilo de beisebol (boné).
— Revisado o Uniforme do Clube dos Desbravadores da Divisão Norte-Americana.
— Publicado o pôster de insígnias e uniforme do Clube de Desbravadores.
— Publicado o Regulamento do Uniforme na DSA, editado pelo Pr. Assad Bechara.
— Classe Progressiva de Excursionista acrescentada entre as classes de Pioneiro e Guia.

1983Pr. Cláudio Chagas Belz, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana. (1983-1985)
Primeiro Campori dos Desbravadores da Divisão Sul-Americana, de 28 de Dezembro a 4 de Janeiro de 1984, Foz do Iguaçu, Brasil. (Direção: pastor Cláudio Belz)

1985Pr. Jorge de Sousa Matias, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana. (1985-1990)
— Primeiro Campori dos Desbravadores da Divisão Norte-Americana, de 31 de Julho a 6 de Agosto, em Camp Hale, Leadville, Colorado. Diretor: Les Pitton.
— Publicação da Lição dos Adolescentes.

1986Pr. Malcoln Allen eleito como Diretor Mundial dos Desbravadores (1986-1996).

1987 — Impresso o Segundo Manual de Especialidades JA.

1989 — Revisão do Manual de Especialidades dos Desbravadores (versão internacional).
— Currículo de Líder Master e Líder Master Avançado.
— Produção em inglês, francês e espanhol do vídeo "Pathfinder Strong".

1990Pr. José Maria Barbosa, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana. (1990-2002)

1991 — Manual de Liderança Master dos Desbravadores.
— Manual Administrativo do Clube de Aventureiros.
— Manual de Especialidades dos Aventureiros.

1992 — Criado o Centro de Jovens John Hancock nas Universidades La Sierra e Andrews para o desenvolvimento de materiais.

1993 — Reestruturação do Departamento dos Ministérios da Igreja no Concílio Anual, resultando no Ministério dos Desbravadores.
— Separação do Departamento de Jovens da AG, recomendado na Assembléia Geral da AG de 1995 (após ter sido ligado ao Departamento dos Missionários da Igreja em 1980.

1994II Campori de Desbravadores da Divisão Sul-Americana, de 10 a 16 de Janeiro, em Ponta Grossa, Brasil. (Direção: Pastor José Maria Barbosa)
— Vídeo de Especialidades dos Desbravadores "Journey of Discovery"

1995 — Reorganização os Jovens com um Departamento da Associação Geral.
Diretor Mundial do Departamento de Jovens, Pr. Baraka Muganda;
Diretor Associado Mundial dos Desbravadores, Pr. Malcoln Allen;
Associados, Pr. Richard Barron e Pr. David Wong.

1997Pr. Robert Holbrook é eleito como Diretor Mundial dos Desbravadores.

1998Pr. Alfredo Garcia-Marenko é eleito como Diretor Mundial Associado de Jovens.
Primeiro Campori de Líderes da Divisão Sul-Americana, de 13 a 17 de Janeiro, em Pucon, Chile.

1999 — Lançado no Brasil a Bíblia do Desbravador.

2001 — Conferência Internacional de Liderança Jovem, de 9 a 13 de Agosto, em Águas de Lindóia, Brasil.
— John Hancock, morre em 22 de Fevereiro.

2002 — Evangelismo Jovem via satélite realizado na Divisão Inter-Americana com mais de 60 mil batismos catalogados.
Laurence Skinner, primeiro Diretor Mundial de Desbravadores, morre em 10 de Julho.

2003Pr. Erton Kohler, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana.
— Primeiro Campori Pan-Africano, de 14 a 23 de Agosto, em Nairobi, Quênia.
— Convenção Mundial Jovem para o Serviço Comunitário, em Bangkok, Tailândia

2004 — Campori Mundial "Faith or Fire", de 10 a 14 de Agosto, em Wisconsin EUA, com 30 mil pessoas de aproximadamente 100 países.

2005III Campori de Desbravadores da Divisão Sul-Americana, de 11 a 16 de Janeiro, em Santa Helena, PR, Brasil l. (Direção: pastor Erton Kohler)

2006Pr. Jonatan Tejel é eleito como Diretor Mundial dos Desbravadores.
Pr. Hiskia Missah é eleito como Diretor Mundial Associado de Jovens.
Pr. Otimar Gonçalves, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana.


Fonte: “HISTÓRIA DOS DESBRAVADORES”, John Hancock

 

1879 | Luther Warren e Harry Fenner


1890 | Our Little Friend


1891 | Meade MacGuire


1907 | Milton Kern


1909 | The Morning Watch
| Inspiração Juvenil


1919 | Arthur Spalding


1920 | Harriel Holt


1928 | C. Lester Bond


1929 | Manual Missionários Voluntários para Juvenis


1930 | Henry P. Elliott


1938 | Suplemento do Manual de Missionário Voluntários


1943 | E. W. Dunbar


1944 | Revisão do Manual de Missionário Voluntários


1947 |Partilha a Tua Fé


1946 | Theodore Lucas


1946 | Jonh Hancock


1948 | Henry Berg
(foto de 2002)


1950 | Laurence Skinner


1956 | Revisão do Manual de Líderes de Desbravadores


1960 | J. R. Nelson


1962 | Edwin Minchin


1962 | Manual avançado do Missionários Voluntários


1963 | Revisão do Manual Missionários Voluntários Juvenis


1964 | Manual em português


1964 | Manual MV combinado com Manual de Líder


1965 | L. M. Nelson


1968 | Paul DeBooy


1970 | Leo Hanzolin


1970 | Jonh Hancock


1980 | Mike Stevenson


1986 | Malcoln Allen


2003 | Erton Kohler

Write a comment

Comments: 1

Conheça a Escola Centro Nipônico Adventista- Clique no logo acima

Compartilhe você também!!!

Parcerias

Esse livro é parte de uma grande campanha desenvolvida nos últimos anos em favor da esperança. É uma seleção de 11 capítulos curtos, simples, mas provocativos. Discutem algumas das questões que mais interessam a todos nós, como: o porquê do sofrimento, a verdadeira paz, a vida após a morte e a vitória final do amor de Deus. A boa notícia é que há uma luz no fim. E essa luz está chegando até nós, para iluminar o nosso caminho.